UNE e Ubes entregam a Lula os seus “Projetos Brasil”

Neste sábado (26), uma comissão de dirigentes da UNE e da Ubes entrega ao presidente Lula os projetos “UNE Brasil” e “Ubes Brasil”, uma plataforma com as bandeiras que o movimento estudantil brasileiro deseja ver hasteadas no próximo mandato presidencial.

Os documentos, elaborados durante os principais fóruns de discussão do movimento estudantil, contém a plataforma eleitoral com as bandeiras dos estudantes para o próximo período. O seu ponto de partida é a proposta de desenvolvimento contida no “Projeto Brasil” – texto de caráter consensual elaborado pela Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), que além da UNE e da Ubes integra a CUT, MST, Conam e outras entidades nacionais.



Estes documentos também serão entregue aos outros candidatos à Presidência da República que defendam em suas campanhas idéias progressistas, de caráter anti-neoliberal, em concordância com as reivindicações dos estudantes. As entidades já estão agendando com os demais presidenciáveis.



Reivindicações



Os projetos das entidades estudantis tratam de educação, geração de emprego e renda, programas sociais, cultura, economia, soberania nacional, integração latino americana, democracia e diretos sociais.



Na área da educação, os principais pontos reivindicam a ampliação do financiamento público na educação, a aprovação do Projeto de Lei da Reforma Universitária e do Projeto da Lei de Mensalidades (conhecido como PL da UNE).



Além disso, os estudantes ainda cobram uma mudança na política econômica, o fim da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e apontam soluções imediatas para outros problemas que assolam a juventude brasileira. Segundo o presidente da UNE, Gustavo Petta, o objetivo é aprofundar o caráter do projeto de nação que os estudantes querem construir.



Veja aqui a íntegra do “Projeto UNE Brasil”



Veja aqui a íntegra do “Projeto UBES Brasil”


 


Com informações do Estudantenet: www.une.org.br/