Supostos mártires usaram bombas israelenses, diz deputado palestino

Marwan Paz al Sehaar, jornalista árabe que escreve para o site Rebelión, entrevistou o deputado palestino pelo Hamas Anwer M. Zboun, quase em completa clandestinidade, em um discreto local em Belém. Al Sehaar conta que a viagem do deputa

Anwer Zboun é um homem extremamente amável e cordial. Apesar das complicações que o exército israelense impôs para que essa entrevista se efetuasse, o parlamentar do Hamas conseguiu cumprir o compromisso e se esforçou em todo momento para que suas respostas fossem claras e compreensíveis.


 


Dono de uma cultura e uma educação excepcionais, Zboun foi professor universitário no Reino Unido até que o Hamas venceu as eleições, então regressou a sua pátria para participar ativamente no novo governo da Palestina. Entretanto, como quase todos os palestinos de sua idade, foi detido em 3 ocasiões, e submetido a torturas por militares israelenses. Apesar disso assegura que não abandonará a Palestina de novo e que seguirá lutando por uma Palestina livre, especialmente agora que a agressão ao Líbano dividiu as forças sionistas.


 


Como vê a situação atual do país, desde que o Hamas venceu as eleições?


Em nome de Alá, o compassivo, o misericordioso. Nada mudou. O país segue sob pressão dos israelenses. Os israelenses utilizam o triunfo do Hamas para pressionar mais ainda o povo palestino. E não só os israelenses, também os americanos. Todo o mundo pensa que a pressão começou após a vitória do Hamas nas eleições, mas isso não é verdade, também durante o governo anterior havia muita pressão.


 


É possível encontrar uma solução política ou só existe saída com uma solução armada?


 


Nós, o Hamas, queremos uma solução política. Ninguém quer uma solução pelas armas, mas os israelenses não querem uma solução política. O problema principal é a ocupação. Se alguém tem alguma sugestão ou alguma situação nova para este problema, estamos dispostos a cooperar.


 


Dizem que os funcionários palestinos ficaram vários meses sem receber salários, é certo que o governo não tem dinheiro para pagá-los?


 


O governo está trabalhando com os países áranes para pagar seus funcionários. Recebemos muitas ajudas.


 


E por que todos os árabes não se unem para fazer frente aos israelenses?


Todos os países árabes têm interesses americanos e Israel é o protegido dos Estados Unidos. E os EUA pressionam os países árabes, que não são fortes, para que não colaborem com a Palestina.


 


Que acha da presença do Hamas na lista de gurpos terroristas emitida pelas Nações Unidas?


 


Isso ocorre por causa da propaganda israelense e americana. Todavia, não existe uma definição internacional sobre o que é o terrorismo. Quando perguntaram a Bush o que é o terrorismo, ele respondeu que terrorismo é o demônio. E isso supõe para os israelenses e americanos que o terrorista é todo aquele que não concorde com eles. Se a comunidade internacional pudesse fazer uma definição unânime do que é terrorismo, veríamos que aqueles que praticam o terrorismo são Israel e os Estados Unidos. O mundo inteiro sabe a diferença entre terrorismo e resistência; O que faz o povo palestino é resistir à ocupação. Todos os partidos palestinos tentaram por duas vezes parar os enfrentamentos, mas Israel sempre desrespeitou as tréguas. A primeira vez foi em 2003 e a segunda agora, depois da vitória do Hamas.


 


Muita gente acredita que Bush é o principal terrorista. O que acha o Hamas disso?


 


Sim. Podemos ver isso muito claramente com o que se passou no Iraque e no Afeganistão e o que ocorre agora com o povo palestino. Por exemplo, no Iraque todos os informes da CIA se revelaram falsos e, entretanto, já foram mortos mais de cem mil iraquianos desde o início da guerra e da ocupação.


 


Há quem diga que muitos atentados terroristas atribuídos a terroristas islâmicos em realidade foram cometidos pelos israelenses para justificar a guerra.


 


É certo que existiram muitas ações de mártires mas, por exemplo, em 1996 houve muitos atentados a bomba que ninguém sabe quem fez. Eram bombas que só os israelenses tinham. Porque quando o atentado é realizado por um palestino, dizem quem era e a qual organização ele pertencia, mas ninguém reconheceu essas ações… Há uma diferença entre um suicida e um mártir. Os mártires vão para fazer algo pelo povo, contra a ocupação, e o suicida quer matar-se a si próprio.


 


Nós não temos sangue para fazer essas coisas, mas alguns jovens de alguns partidos, pela humilhação e pelo desespero do povo palestino, podem virar mártires. Jamais se  pratica um martírio sem motivos. Mas depois de ver as misérias, a exploração, a dor das pessoas, isso motiva o martírio. Houve um caso de um judeu que entrou em uma mesquita e matou 29 pessoas enquanto elas rezavam, antes que as pessoas que estavam no templo o matassem. Depois disso começaram a existir os mártires palestinos.


 


Por trás de tudo isso há uma luta de deuses, uma luta de religiões, na qual o Deus bom é o de Bush e o mal é o islâmico?


 


Não, não creio que seja um conflito religioso. Eu mesmo tenho amigos na Inglaterra que são judeus e não tenhoproblema algum. Mas se falarmos de Bush, é outra história. Não sei o motivo de Bush fazer essa guerra. Mas o que está passando aqui não é uma questão religiosa. Aqui existem comunistas, cristãos, etc, e todos trabalham contra a ocupação.


 


Como vê a construção do muro israelense?


 


Esse muro é pior que o muro de Berlim, porque não só separa a Palestina de Israel, mas separa famílias do mesmo povo. É uma fronteira política dos israelenses.


 


Você foi aprisionado ou torturado alguma vez?


 


Bem, agora falo por mim. Estou casado, tenho 4 filhos. Trabalhava como professor na Inglaterra, dando aulas em uma universidade antes das eleições de janeiro. Fui detido por 3 vezes. Entraram em minha casa em 1997 e destruíram tudo, prenderam meus vizinhos e todas as pessoas que se encontravam ali. Como o resto do povo palestino não pude transitar de um povoado a outro sem cruzar um check point, e às vezes eles me fazem esperar por horas. Mesmo tendo sido eleitos pelo povo palestino democraticamente, ainda assim o governo israelense nos impõe muitos problemas.


 


Acreditavam que iriam vencer as eleições?


 


Não, eu acreditava que iríamos chegar a 50%, mas conseguimos 60% dos votos e eu acredito que isso ocorreu por dois motivos. Por um lado porque muitos ativistas votaram e por outro por causa da corrupção do governo anterior.


 


Qual é a solução para o conflito palestino-israelense?


 


Que eles nos fevolvam os territórios ocupados a partir de 67, que permitam o retorno dos refugiados, que libertem os prisioneiros, que parem de contruir o muro. A partir disso voltarem a negociar.


 


E se isso não ocorrer?


 


Se continuar a ocupação, continuará a resistência.


 


Para terminar, há gente que pensa que o Hamas tem a ver com a al-Qaida…


 


São coisas distintas. Têm ideologia distinta. O Hamas é um partido político nacional palestino, não vai mais além da fronteira palestina. Sua função é lutar contra a ocupação, nada mais. O Hamas condenou todos os atentados na Jordânia, nos Estados Unidos, em Madri… nós somos contra o terrorismo.


 


E por que em todo o mundo existe a imagem do Hamas como terrorista? Será por causa do islamismo praticante?


 


Eu acredito que o mundo inteiro pensa assim por causa do que diz a mídia israelense e pelo apoio que ela recebe da mídia americana. A mídia, que sempre fala dos “mártires palestinos” nunca fala das coisas que os israelenses praticam. Ela também deveria nos escutar. O mundo sempre ouve o mais forte. Percebemos que que o mundo acha que somos selvagens.