Nicarágua pode reestatizar a distribuição de energia do país

A Controladoria Geral da Nicarágua informou nesta quinta-feira (24/8) que anulou o contrato existente com a empresa espanhola Unión Fenosa, responsável pela distribuição de energia elétrica no país.

A Nicarágua se encontra numa grave crise causada por seguidos apagões e, sob o argumento do não-cumprimento do contrato, a Controladoria tomou as medidas legais para cancelá-lo.



Nos últimos 15 dias a população de todo o país vem sofrendo com apagões que chegam a durar até 12 horas. Apesar dos problemas demonstrados pela empresa espanhola, os membros da Controladoria Geral estão pouco otimistas com o desenrolar do processo, que pode até mesmo resultar na reestatização da distribuição de energia no país.



Esse pessimismo se baseia no contrato que foi feito entre o governo e a empresa. Especula-se que a Fenosa estaria se articulando judicialmente para receber uma multa de US$ 100 milhões caso o contrato realmente venha a ser rompido.



A empresa espanhola argumenta que os problemas na distribuição ocorrem em virtude da falta de investimento do governo em infra-estrutura, especialmente no interior do país.



A decisão final sobre o futuro da distribuição de energia será tomada nas próximas semanas pelo Instituto Nicaragüense de Energia, organismo estatal que regula o setor.