Israel seqüestra civis libaneses e mais uma vez fere resolução da ONU

Soldados israelenses seqüestraram nesta sexta-feira (25/8) mais dois civis libaneses no sul do Líbano, entre eles um médico, segundo a emissora local “A Voz do Povo”.

A fonte explicou que os dois libaneses foram seqüestrados por militares israelenses na entrada da aldeia de Aitaron, sem fornecer mais detalhes.


 


Segundo os meios de comunicação locais, outros dois civis libaneses foram seqüestrados na quinta-feira por militares israelenses no sul do Líbano, sendo devolvidos após serem interrogados por duas horas.


 


Os seqüestros descumprem a resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), que pôs fim a mais de 30 dias de agressão de Israel contra o Líbano.


 


França vai liderar força da ONU


 


O ministro de Relações Exteriores da França, Philippe Douste-Blazy, afirmou hoje que seu país comandará a Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil) pelo menos até fevereiro de 2007, quando a ONU decidirá “quem prossegue o trabalho”.


 


Ministros das Relações Exteriores dos países da União Européia (UE) se reúnem nesta sexta-feira em Bruxelas (Bélgica) com o secretário-geral da ONU, Kofi Annan. O objetivo do encontro é concretizar o envio de tropas internacionais ao sul do Líbano.


 


A agressão aérea, naval e terrestre de Israel deixou cidades inteiras no Líbano sob escombros e forçou quase 1 milhão de pessoas a abandonar suas casas. Mais de 1.000 libaneses foram mortos, civis em sua grande maioria.


 


A resistência contra-atacou a agressão israelense lançando cerca de 4.000 foguetes Katiúcha contra a região norte de Israel, fazendo com que aproximadamente 300 mil pessoas fugissem de suas casas. A população israelense mais pobre não teve assistência do governo e tem feito duras críticas ao primeiro-ministro Ehud Olmert