Chávez pretende ampliar envio de petróleo para a China

O presidente venezuelano Hugo Chávez se comprometeu nesta quinta-feira (24/8) a triplicar o fornecimento de petróleo à China nos próximos cinco anos. O anúncio foi feito após uma reunião entre ele e o presidente chinês, Hu Jintao, em Pequim.

Quinto exportador mundial de petróleo, a Venezuela vende 150 mil barris de petróleo por dia para a China. “Em 2009, temos de exportar (para a China) algo em torno de 500 mil barris/dia e, na próxima década, vamos exportar 1 milhão”, disse Chávez.



Apesar do anúncio, nenhum acordo comercial sobre petróleo ainda foi assinado. Mesmo assim, os chineses prometeram investir US$ 2 bilhões no setor petrolífero venezuelano. A China investirá ainda US$ 9 bilhões na construção de uma ferrovia na Venezuela. Em várias ocasiões, Chávez tem ameaçado suspender o fornecimento de petróleo para os EUA, que compram 1,5 milhão dos 2,7 milhões de barris exportados diariamente pela Venezuela.



No encontro, ficou claro que a aproximação entre os dois países está longe de ser uma mera operação comercial. Hu também prometeu apoiar a candidatura da Venezuela para ocupar uma vaga não-permanente no Conselho de Segurança da ONU.



Em Caracas, a Embaixada dos EUA acusou a Guarda Nacional venezuelana de violar normas internacionais ao reter para revista malotes diplomáticos perto do aeroporto. Autoridades venezuelanas disseram suspeitar haver equipamento militar não autorizado nos malotes.