UBM festeja os 20 anos da revista “Presença da Mulher”

A União Brasileira de Mulheres (UBM) promove nesta sexta-feira (25/8) um evento em comemoração aos 20 anos da revista Presença da Mulher. A cerimônia começa às 19 horas, na Casa Amarela (R. Alfredo Ellis, 41), em São Paulo (SP).

A história da publicação reflete o fortalecimento dos debates sobre a  mulher no PCdoB. Desde a realização de seu 6º Congresso, em 1983, o partido empenhou esforços na questão feminista. Foi nesse encontro que se apresentou um informe especial – “A luta pela emancipação da mulher”.


 


O texto fundamentava as bases da corrente emancipacionista e as tarefas do partido nessa frente. Em 25 de agosto de 1986, foi lançada a Presença da Mulher, sob forte impulso do informe. Segundo release, a publicação “se preocupa em falar para as mulheres brasileiras que lutam, trabalham, sofrem, amam e vivem as inúmeras conquistas e imensos desafios do mundo”.


 


A revista promoveu no Rio de Janeiro, em 1987, o Encontro das Entidades Emancipacionistas – em que foi deliberada a realização de um congresso para a criação da UBM. No rastro dessa deliberação, a entidade foi fundada em agosto de 1988, durante célebre congresso em Salvador (BA), com a participação de 1.200 ativistas de todo o país.


 


Presença da Mulher se tornou, assim, o principal meio de expressão da UBM, reunindo artigos e reportagens sobre as principais temáticas femininas. Atualmente, os núcleos da UBM estão espalhados em 20 estados e promovem campanhas pela conquista da igualdade da mulher, pelos direitos da trabalhadora e pelos direitos reprodutivos.