Marinho quer que BNDES suspenda empréstimo à Volks

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse nesta quinta-feira (24) que vai pedir ao presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Demian Fiocca, que suspenda eventuais financiamentos para a Volkswagen. Para Marinho, que já f

Marinho afirmou que os recursos do BNDES devem ser direcionados para empresas que estão criando empregos e não para as que planejam demissões. Segundo informações do Ministério do Trabalho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que Marinho acompanhe de perto as negociações entre a Volkswagen e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, atuando como uma espécie de mediador.



“Chantagem de negociação”



Trabalhadores e Volkswagen tentam fechar até amanhã um acordo. A empresa pretende demitir cerca de 3,6 mil funcionários da sua fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. O Sindicato se opõe às demissões. A direção da Volks diz que sua opção é fechar a unidade de São Bernardo, com 12.400 metalúrgicos — a maior unidade fabril do país.



Para Marinho, a situação da montadora “não combina” com o momento do setor automotivo que, conforme destacou, baterá recordes de produção e venda este ano. “A não ser que tenha havido muitos erros da empresa que perdeu mercado para os concorrentes. Mas eu espero que (a ameaça de fechamento da fábrica do ABC) seja simplesmente uma chantagem de negociação com os trabalhadores e que eu espero resolver na base do diálogo.”



Com informações do Valor Online