Lançado “Mujeres y Revolución”, livro com discursos de Fidel

Um livro que reúne discursos de Fidel Castro sobre a mulher e o processo revolucionário entre 1959 e 2005 chegou aos leitores de Havana nesta semana. Mujeres y Revolución foi apresentada em um ato no Memorial José Martí, com a presença de integra

O ato também contou com a presença dos membros do Escritório Político Pedro Saéz e Pedro Ross, do historiador Eusebio Leal e do Diretor da Agência do Programa Martiano, Armando Hart Dávalos. O lançamento ocorre por ocasião do 46º aniversário da FMC – uma das principais organizações de Cuba, com cerca de quatro milhões de afiliadas.


 


A entidade foi fundada em 23 de agosto de 1960 e tem como sua histórica presidente Vilma Espín, esposa do atual presidente interino, Raúl Castro. “Certa de expressar o sentimento de todas as mulheres cubanas, digo a Fidel, a Raúl, a Vilma, a nosso Partido e a nosso povo que podem continuar contando conosco”, disse Concepción Campa, membro do Escritório Político do Partido, durante a cerimônia.


 


As autoras do livro, Yolanda Ferrer, secretária-geral da FMC, e Carolina Aguiar, do Comitê Nacional dessa organização, recolheram os discursos pronunciados pelo presidente cubano em congressos femininos e atividades relacionadas à mulher entre janeiro de 1959 e março de 2005. Aos 80 anos, Fidel e que se recupera de uma delicada cirurgia,.


 


Apoio oficial às mulheres
As cubanas representam atualmente 62% das matrículas universitárias e quase 63% dos graduados. Segundo dados oficiais, 36% da população feminina é chefe do lar. Em áreas significativas, como saúde e educação, representam 70% e 72% da força trabalhista.


 


Na esfera política, a quantidade de mulheres no Parlamento é de 35,96%, colocando Cuba no sétimo lugar do mundo quanto ao número de deputadas. O país está entre os primeiros que assinaram a Convenção da ONU sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher.