Espanha desaloja estátua do ditador Francisco Franco

A imponente estátua equestre do ditador espanhol Francisco Franco, que dominava a entrada principal da Academia Militar de Saragoça, foi retirada nesta quinta-feira (24), por ordem do Ministério da Defesa. A medida faz parte das medidas de lenta cicatr

''A estátua do ditador, que data de 1948 e foi doada pela Prefeitura de Saragoça, está sendo retirada de seu sítio por operários da empresa Tagsa e pelo pessoal do Exército. Será transportada ao Museu Provincial de Saragoça e em seu lugar será colocada, no momento, a bandeira nacional'', indicaram fontes do governo aragonês. A cidade de 700 mil habitantes é a capital da Região Autônoma de Aragon.



O ministro da Defesa do governo Luis Zapatero (PSOE, social-democrata) lançou um concurso para escolher um novo monumento para substituir a escultura. O projeto escolhido será ''o que melhor expresse o papel que o exército desempenha na Constituição''.



Ditador a cavalo permanece em 4 cidades



A estátua desalojada era uma das poucas que permaneciam desde a época da ditadura franquista. A Comissão de Defesa do Congresso aprovou em fevereiro passado um projeto de lei que instava o governo a retirar a homenagem. Franco foi diretor da Academia Geral de Saragoça em sua segunda etapa, entre 1927, quando ela foi restaurada pela ditadura de Primo de Rivera, e 1931, quando a mesma foi fechada pela Espanha republicana.



Com a retirada, sobrevivem estátuas do ditador a cavalo em quatro cidades espanholas: Santander, Valencia, Toledo e El Ferrol. No entanto, a única exposta em público é a de Santander. As outras estão em recintos fechados ou no exterior de unidades militares. O exército foi do princípio ao fim o principal sustentáculo do regime ditatorial, instalado com a ajuda de tropas de Hitler e Mussolini, numa guerra civil que custou meio milhão de vidas e foi visto como o ensaio geral da ofensiva nazi-fascista na 2ª Guerra Mundial.