Uruguai: Partido Socialista debate legalização da maconha

O Partido Socialista (PS) uruguaio – que integra a coalizão Frente Ampla do governo de esquerda – apóia uma proposta da juventude socialista para debater a legalização da produção, venda e consumo da maconha.

O Comitê Executivo do PS, ao qual pertence o presidente Tabaré Vázquez, aprovou na segunda-feira (21/8) uma declaração que apóia a proposta dos jovens, razão pela qual iniciará contatos ao nível parlamentar e da Junta Nacional de Drogas.


 


A declaração do PS “compromete sua estrutura e seus representantes nacionais a acompanhar e impulsionar o debate da legalização da maconha”, diz o texto. Também assevera a necessidade de “combater as práticas empresariais de pontos de venda clandestinos e imorais que usam a maconha como variável de ajuste para fomentar o consumo da pasta base (semelhante ao crack)”.


 


“Nós apoiamos o debate”, disse à AFP a senadora socialista Monica Xavier, segundo quem é importante que ocorra no âmbito de uma “conjuntura na qual o consumo da pasta base afeta muito a sociedade”.


 


A idéia de legalizar a maconha ajudaria a substituir o consumo de uma droga devastadora e letal, como a pasta base, por outra leve, como a maconha. A deputada socialista Daisy Tourné disse ao jornal El País que se deve “buscar alternativas para enfrentar o problema das drogas” e “abrir a discussão” para avaliar a legalização da maconha para “uma política de redução de danos”.