Juro dos bancos para pessoa física é o menor desde 94

O chefe-adjunto do Departamento Econômico (Depec) do Banco Central, Luiz Malan, disse nesta quarta-feira (23) que a atual taxa média de juros, de 54,3%, ao ano em empréstimos bancários às pessoas físicas é a menor desde o início da série histórica em julh

Nos empréstimos para a compra de veículos, a taxa média de 32,6% ao ano, também a menor desde o início desta série, em junho de 2000.



Pelos dados divulgados pelo Depec, o spread dos empréstimos a pessoas físicas recuou no mês passado em relação a junho de 40,6% para 39,7% ao ano.
Queda pode ser maior



Para Malan, ainda há espaço para novas quedas do spread destes empréstimos nos próximos meses. Ele lembrou que a eventual adoção de um cadastro positivo dos tomadores de crédito ajudará a provocar reduções adicionais desta taxa. O próprio processo de redução da taxa Selic, segundo o chefe-adjunto do Depec, também tem contribuído para a queda do spread nos últimos meses.



De acordo com Malan, a taxa de inadimplência de 4,8% dos empréstimos bancários é “absolutamente normal”. Ele lembrou que os bancos brasileiros trabalham atualmente com um nível “extremamente adequado” de provisão para os empréstimos em atraso. “O sistema financeiro é extremamente sólido”, afirmou. Em julho, a taxa de inadimplência subiu de  4,6% para 4,8%, porcentual ainda inferior aos 4,9% de maio último.



Com informações da Agestado