Jamil Murad: Muitas guerras ainda podem surgir no Oriente Médio

Jamil Murad, deputado federal pelo PCdoB de São Paulo e secretário geral da Liga Parlamentar Árabe-brasileira participou de mesa-redonda sobre o conflito no oriente médio, marcado pelo ataques de Israel contra o Líbano e os palestinos, realizada onte

''Aspiramos o fortalecimento da luta pela paz, pela liberdade e autodeterminação dos povos. Mas não afasto a hipótese de que muitas guerras localizadas ainda podem surgir. E o nosso compromisso pela paz nos faz atuar sempre para esclarecer e desmascarar as intenções e os planos de guerra traçados pelos imperialistas, liderados pelos Estados Unidos”.


 


A afirmação enfática foi feita pelo deputado federal Jamil Murad (PCdoB – SP), secretário geral da Liga Parlamentar Árabe-brasileira e secretário do Centro Brasileiro pela Paz. Murad participou de mesa-redonda sobre o conflito no oriente médio, marcado pelo ataques de Israel contra o Líbano e os palestinos, promovida pelo Associação dos Amigos da Classe Operária e pelo Seminário Gramsci, que reúne regularmente, no Memorial da Classe Operária, personalidades intelectuais, políticas e acadêmicas num tradicional espaço público de debate no centro de Ribeirão Preto, em São Paulo.


 


O deputado do PCdoB, que se formou em medicina na USP de Ribeirão foi muito bem recebido por antigos companheiros e por mais de cento e trinta jovens universitários e secundaristas que ao final da palestra receberam Certificado assinado pelo próprio Murad, pelo histórico democrata e advogado Vanderley Caixe, pela mediadora do debate, a psicóloga Ana Paula Soares Silva.


 


Jamil explicou o porquê de sua afirmação: criminosamente os Estados Unidos sentem-se livres para saciar a insaciável vontade de dominação, segundo ele. “Os estrategistas do governo americano e seus seguidores em Israel, se acham no direito de empregar as mais sofisticadas armas, de empregar a mentira e a disfarces, minar governos independentes por meio de campanhas mentirosas para no fundo saquear as riquezas do planeta e impedir a independência e a autodeterminação dos povos''. A única saída, disse Jamil, é intensificar a luta internacional contra a guerra e o imperialismo.


 


Jamil encontrou no debate um auditório muitíssimo representativo e ansioso para ouvi-lo. Afinal, médico formado na USP de Ribeirão, com diversos familiares na cidade, Jamil Murad é considerado pela cidade um bom e combativo ribeirão-pretano, que em 2004 se encontrou com o ex-presidente da autoridade Palestina, Iasser Arafat. Em entrevistas para imprensa da cidade e durante a sua abordagem no debate, o deputado comunista, que foi chefe da comitiva brasileira que visitou territórios palestinos, relatou toda sorte de humilhações, privações e massacres que Israel impõe aos vizinhos árabes. No encontro, o deputado entregou aos presentes a publicação Palestina ao Vivo, um relato da viagem parlamentar oficial aos territórios palestinos ocupados.


 


O evento contou ainda com a participação do promotor de justiça Marcelo Pedroso Goulart, do advogado, conselheiro da OAB e presidente do PCdoB em Ribeirão Preto, Flávio Perboni e do vereador Beto Cangussu (PT) que compôs a mesa representando o legislativo local.


 


Colaborou Djalma Batigalhia,
de Ribeirão Preto,
Agência Contraponto