Dieese-Seade: desemprego estável na Grande São Paulo

A taxa de desemprego da População Economicamente Ativa (PEA) nos 39 municípios que compõem a região metropolitana de São Paulo caiu de 16,8% em junho para 16,7% em julho. A variação significa que recuou em 3 mil o número de desempregados, somando  1,

Foram geradas 46 mil vagas ao mesmo tempo em que 43 mil pessoas entraram no mercado de trabalho, registrando taxa positiva de 0,6% no nível de ocupação.


 


O único setor onde houve retração no número de vagas foi o comércio, com queda de 9 mil postos de trabalho. A indústria, pela primeira vez no ano, ampliou as ofertas em 2,2%, gerando um saldo positivo de 34 mil contratações. As contratações foram constatadas principalmente nas áreas de vestuário e têxtil (+11%); química e borracha (+9,3%) e alimentação (+ 4,5%).


 


Na área de serviços foram criados 17 mil postos com oscilação de 0,4% sobre junho último, com destaque para absorção de assalariados com ou sem carteira assinada, e redução no número de autônomos. Em outros setores, que incluem a construção civil e empregos domésticos, houve uma expansão de 4 mil vagas, principalmente para tarefas domésticas.


 


A pesquisa mostra ainda crescimento da renda média em junho, comparada a maio, com alta de 2,9% para os ocupados, que passaram a ganhar, em média, R$ 1.066,00, e aumento de 1,8% para os assalariados, com vencimento médio de R$ 1.124,00.