Sem categoria

Projeto Memorial do Araguaia é aprovado pelo IPHAN

Espaço em homenagem aos 59 militantes do PCdoB mortos pela ditadura no Sul do Pará em 1972 contará com espaço educacional e cultural para a população. Agora, projeto segue para aprovação do MinC.

Mais um passo foi dado para a construção do Memorial da Guerrilha do Araguaia. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) aprovou dia 10 de agosto o projeto encabeçado pelo Instituto de Apoio aos povos do Araguaia  (IAPA), com apoio do PCdoB. O projeto visa, além de resgatar o episódio da Guerrilha do Araguaia, criar um espaço histórico e cultural para professores, estudantes e moradores da região de Xambioá, na Bacia do Araguaia, em Tocantins.


O projeto, orçado em pouco mais de R$ 2,194 milhões, teve seu processo iniciado em 17 de março deste ano. “A intenção é construir um centro com cinema, teatro e cursos nessas áreas , além de museu sobre a trajetória da Guerrilha e a formação do povo da região do Araguaia”, diz Zezinho do Araguaia, que participou da Guerrilha e hoje preside o IAPA.




Em seu esboço, o memorial seria concebido com um obelisco projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e um conjunto arquitetônico de Nivaldo Iamauti. O passo seguinte é encaminhar o projeto ao Ministério da Cultura para ser apreciado. Caso aprovado, começa a etapa pela busca de parcerias públicas e privadas que financiem as obras. Segundo Zezinho, “este será um espaço de resgate histórico, mas também de encontro da ciência acadêmica com a ciência empírica trazida pelos moradores locais. A partir da junção de ambas, é possível contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade local”.




Guerrilha




A Guerrilha do Araguaia foi um movimento rural armado de resistência à ditadura militar (1964-1985) que teve como base a região Sul do Pará. Formada por 69 militantes do PCdoB, o movimento foi dizimado pelo Exército em ações que mataram 59 de seus guerrilheiros em 1972. Para saber mais sobre este assunto, clique aqui ou visite o especial sobre os 30 anos da Guerrilha do Araguaia.