Mercosul deve ter observatório eleitoral e de direitos humanos

O Mercosul está estudando a criação de seu Observatório Democrático, que deverá zelar por questões relativas a direitos humanos e processos eleitorais. A informação foi dada nesta terça-feira (22/8) pelo presidente da Comissão de Representantes Permanente

Segundo Alvarez, o observatório de direitos humanos deverá trabalhar com a idéia de que direitos humanos e democracia são uma coisa só. “Esse organismo deverá fortalecer as instituições democráticas do Mercosul. É um âmbito que funciona muito bem dentro do bloco e vou conversar com o secretário de direitos humanos melhor sobre essa idéia”, afirmou.



Sobre o outro observatório, ele disse que é importante para o Mercosul ter um órgão capaz de verificar e acompanhar os processos eleitorais dos cinco países membros: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela. “Se houver alguma irregularidade, esse organismo deverá ter a capacidade de intervir. O modelo que estamos estudando é uma estrutura que vincule direitos humanos e democracia”, disse.



Outro tema tratado durante a reunião foi o desenvolvimento produtivo da região, principalmente no que se refere às indústrias complementares (por exemplo, montadoras de automóveis e indústrias de autopeças). Também foi discutida a criação do Instituto Mercosul para Capacitação de Funcionários das Administrações Públicas, que deverá funcionar em Montevidéu, no Uruguai.



Alvarez fica no Brasil até quarta-feira (23) e deve se reunir com os ministros da Educação, Trabalho e Desenvolvimento.