Candidatura Lula promove debate sobre segurança em oito capitais

O programa de segurança pública para o segundo mandato do presidente Lula será discutido nesta terça-feira (22) em oito capitais brasileiras. A Comissão Temática responsável pelo assunto irá apresentar o texto-base para a área de segurança e recolher e

Nas plenárias, serão apresentados e debatidos propostas de fortalecimento das instituições do sistema de segurança e justiça criminal  e dos órgãos federais de segurança; integração das instituições do sistema de segurança e justiça criminal; valorização dos profissionais de segurança pública e desenvolvimento de padrões inovadores de tecnologias policiais.


 


Também fazer parte das sugestão de ações para o segundo mandato do presidente Lula na área, o desenvolvimento de sistemas de inteligência em segurança pública e fortalecimento do sistema penitenciário como importante medidas para desarticulação do crime organizado.


 


O debate vai envolver ainda os temas da prevenção da violência e do crime e o envolvimento de toda sociedade nessas ações, com a sugestão da criação da Rede Nacional de Educação em Segurança Pública Cidadã, valorização de espaços de participação da população na segurança pública cidadã, ampliação da participação do Poder Judiciário e do Ministério Público na questão da segurança e criação da rede de Observatórios da Segurança Pública Cidadã e de programas intersetoriais de segurança pública cidadã.


 


As plenárias acontecerão a partir das 19 horas nas sedes estaduais do PT em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Teresina (PI), Porto Alegre (RS), Rio Branco (AC), Campo Grande (MS) e Fortaleza (CE).


 


Com agências