Após Olinda, S. João Del Rei é a capital brasileira da cultura

A cidade São João del Rei, em Minas Gerais foi nomeada capital brasileira da cultura em 2007. O município é o segundo a receber o título – o primeira foi Olinda, que permanece nessa condição até 31 de dezembro deste ano.

Durante 2007, a cidade mineira deverá desenvolver atividades ligadas à valorização da cultura, costumes, história e tradições locais e eventos como shows. Além de cursos de artesanato, música, teatro, dança e folclore.


 


Também devem estar na agenda da capital brasileira da cultura atividades de formação profissional para restauradores, artesão e guias turísticos e incentivo à preservação do patrimônio.A herança cultural e o patrimônio histórico contribuíram para a eleição.


 


Fundada em fins do século 17 a partir da exploração do ouro a cidade recebeu o nome de São João del Rei em homenagem a Dom João V, rei de Portugal. Chamada de “Terra onde os sinos falam”, o toque dos sinos ainda são ouvidos de dia e de noite com ampla variedade de toques.


 


Muitos desses toques vieram de Portugal trazidos pelos colonos e são usados na cidade como um “meio de comunicação” indicando missas, enterros, procissões e festa em homenagens aos santos.


 


Dimensão artística
“São João del Rei é uma referência para a cultura brasileira. É uma cidade que tem um dos maiores acervos de música erudita da América Latina. Está no meio da Estrada Real e é modelo de desenvolvimento sustentável”, avalia Célio Turino, secretário de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura.


 


O município concorreu com as candidaturas apresentadas por Mariana (MG), Mossoró (RN), Santa Maria (RS) e Santa Cruz Cabrália (BA). A idéia é que ações desenvolvidas sob a condição de capital cultural resultem em benefícios futuros, como o envolvimento da comunidade com a cultura local e preservação patrimonial, a criação de novos pólos de atividade artística e cultural e o aumento do fluxo turístico gerando desenvolvimento para a região.


 


O título ganho por São João del Rei é conferido pela organização não-governamental Capital Brasileira da Cultura, com a participação da Unesco e dos ministérios da Cultura e do Turismo. A prefeitura da cidade é a responsável pela execução do projeto.