Representação contesta uso da máquina pública em favor de Serra

A coligação “Melhor pra São Paulo” (PT, PCdoB, PL e PRB) entrou na tarde da última sexta-feira (18) com representação no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) contra o candidato José Serra (PSDB) e o prefeito de Santana de Parnaíba, Benedito Fernandes (PFL

 


Em evento eleitoral na quinta-feira (17), em Santana de Parnaíba, cerca de 300 servidores do único hospital e das creches municipais da cidade foram dispensados das atividades para engrossar o público do comício de Serra, como noticiou o jornal O Estado de S.Paulo na edição de sexta.


 



A Lei Eleitoral proíbe que servidores públicos participem de campanhas eleitorais durante o expediente. De acordo com a representação enviada ao TRE, “verifica-se na referida matéria, que servidores públicos municipais em horário de expediente, por sugestão dos seus superiores hierárquicos, foram instados a participar de evento eleitoral em prol da candidatura de José Serra ao Governo do Estado de São Paulo”.


 



A reportagem perguntou ao prefeito se ele havia dispensado os funcionários. A resposta foi a seguinte: “Não houve esta orientação. É que o pessoal da nossa cidade é bastante politizado”.


 


E a representação observa: “Ora, em sendo de fato os servidores “politizados”, como aponta o sr. Prefeito, deveriam observar especialmente as normas da legislação eleitoral, bem como a imposição constitucional de atuarem com eficiência, moralidade e probidade administrativa e não ausentar-se do serviço, em plena quinta-feira, para comparecer em evento vespertino em apoio a candidato a cargo eletivo”.


 


O ex-prefeito Serra, no início de julho, também fez uso da máquina administrativa municipal para fazer campanha. Durante caminhada pelo bairro Chácara Cocaia, zona sul, Serra prometeu que canalizaria córregos e recapearia ruas, como se ainda fosse o prefeito de São Paulo.


 



Com informações do PT-SP