México perde o sono de novo com apuração eleitoral em Chiapas

Mais uma eleição, desta vez no estado de Chiapas, tira o sono dos mexicanos — que ainda não sabem quem foi o vencedor da disputa presidencial de 2 de julho passado, devido a uma apuração sob suspeita de fraude. No estado do sul do México, com 30% dos vot

A diferença, de 0,75% dos votos, favorecia Juan Antonio Aguilar, do PRI (Partido Revolucionário Institucional), que hegemonizou a política mexicana entre 1936 e 2000. Mas seu adversário Juan Sabines, do centro-esquerdista PRD (Partido da Revolução Democrática) afirmava que as pesquisas de boca-de-urna de dois institutos, o Ipsos-Bimsa e o GEA, prevêem suia vitória por 5 e 7 pontos percentuais.



Um terceiro instituto, o Consulta Mitovsky, que fez uma sondagem pata a rede de TV Televisa, anunciou que o resultado não lhe permite duzer quem ganhará a eleição. Já o PRI difundiu uma boca-de-urna da empresa Marketing Politico, dando-lhe vantagem de 2 pontos.



União dos conservadores



A disputa pelo governo estadual foi tão acirrada que o PAN (Partido Ação Nacional, do presidente em fim de mandato, Vicente Fox) decidiu na última hora retirar seu candidato, para apoiar o PRI. No México a eleição é em turno único, e a divisão dos conservadores poderia ajudar a eleição de Sabines. O candidato do Panal (Partido Aliança Nacional) fez o mesmo.



Ao saber da aliança, López Obrador, candidato presidencial do PRD, acusou-a de ''sem escrúpulos''. ''Imagino que chegaram a um acordo em que, se o PAN em Chiapas apóia o PRI, o PRI vai reconhecer o presidente espúrioda direita'', comentou.
O PRD contesta na Justiça uma apuração que atribuiu ao seu concorrente, Felipe Calderón, do direitista PAN, 244 mil votos a mais que ele, num total de 100 milhões (0,62 ponto de diferença). Daí a importância nacional da eleição em Chiapas, a primeira depois da contenda presiden cial de 2 de julho.



Mesmo assim, na parcial anunciada à noite, o candidato do PAN figurava con 9 mil votos, 2,52% do total, e essa votação residual poderia decidir a contenda, dada a reduzida diferença entre os dois primeiros colocados. Aguikar tinha então 181 mil votos e Sabines 180 mil. Na parcial anterior, com 11% apurado, a situação era inversa, com o postulante do PRD à frente (50,39% a 45,91%).



Estado da pobreza e da guerrilha



O eleitorado local soma 2,5 milhões de eleitores e a votação, neste domingo, transcorreu sem incidentes apesar da aguda polarização. A população chega a 4 milhões, dos quais 1,3 milhão são indígenas. O estado é o mais meridional do México, e também o mais pobre, social e economicamente semelhante aos países da vizinha América Central.



O estado de Chiapas tornou-se mundialmente conhecido no fim de 1994, quando o Exército Zapatista de Libertação Nacional lançou um efêmero movimento de guerrilhas e projetou a figura carismática do ''subcomandante Marcos''.



Com agências