Deputados querem que senador tucano deponha na CPI

Deputados petistas defenderam nesta segunda-feira que o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), candidato ao governo de Mato Grosso, seja intimado a comparecer na CPMI das Ambulâncias para prestar esclarecimentos sobre o seu possível envolvimento no e

Há muito tempo, segundo Vedoin, o senador tucano conhecia todo o esquema das emendas que rendiam propinas. “A máfia começou a agir ainda no Governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, de seu partido (do partido do senador tucano). Meu pai conversou pessoalmente com o senador”, -disse Vedoin à revista.


 


Ainda segundo o empresário, os acordos de propina no estado do Mato Grosso “eram para a totalidade das emendas da bancada, que somavam 3,8 milhões de reais. Antero apresentou 400.000 reais e tínhamos de dar 40.000 reais de comissão. Ele pediu para passarmos o dinheiro diretamente para o Lino Rossi, que, naquele tempo, era do mesmo partido dele (PSDB)”.


 


Suspeitas



Para o deputado Fernando Ferro (PT-PE), vice-líder da bancada petista na Câmara, o envolvimento do senador confirma suspeitas antigas dos petistas e precisa ser investigado. “É preciso haver investigação. Defendo que o senador seja chamado à CPMI para prestar esses esclarecimentos”, disse. Ferro defendeu o direito de defesa do tucano, mas disse que vai pedir pessoalmente ao presidente da CPMI, deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), mais destaque ao assunto.


 


O parlamentar criticou também a postura do deputado Raul Jungmann (PPS-PE), membro da CPMI das Sanguessugas, que fez declarações contrárias à apuração do envolvimento do senador tucano no escândalo. Segundo Ferro, o comportamento de Jungmann revela um “componente eleitoreiro que alguns membros da CPMI estão adotando”.


 


O deputado Paulo Rubem (PT-PE) também defendeu que o senador Paes de Barros preste esclarecimentos sobre a sua suposta participação no esquema. “Precisamos saber se já houve alguma citação do senador nos depoimentos de Vedoin na CPMI. Caso ainda não haja, a CPMI precisa discutir uma notificação para que o senador preste esclarecimentos”, disse.


 


Pensamento semelhante tem o deputado Dr. Rosinha (PT-PR). Segundo o petista, o nome de Antero já relacionado a outros esquemas irregulares, o que reforça ainda mais a possibilidade de comprovação das denúncias feitas por Vedoin. “Não é a primeira vez que ele é citado em denúncias de irregularidades, por isso a CPMI deve investigar a denúncia feita pelo empresário Luiz Antônio Trevisan Vedoin ”, sublinhou Rosinha.


 



Fonte: Agência Informes (www.informes.org.br)