Canavieiros realizam congresso na Zona da Mata de PE

Começou nesta sexta-feira (18) o 13º Congresso de Delegados Sindicais da Zona da Mata de Pernambuco. O evento, no município de Carpina, vai até domingo (20) e marcará a abertura da campanha salarial dos canavieiros de 2007. Cerca de 400 delegados sindicai

O Congresso tem a participação da diretoria da Contag (Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura, filiada à CUT) e de representantes de várias federações do Nordeste.O documento dos canavieiros será apreciado e homologado logo em seguida, a cada assembléia dos sindicatos de trabalhadores rurais da região, no próximo dia 16 de setembro. Nesse dia a classe patronal será notificada e rodadas de negociação serão agendadas.



“Contaremos com a participação dos 400 delegados sindicais que, em períodos de safra, chegam a representar cerca de 100 mil canavieiros”, analisa José Rodrigues, diretor de Políticas Salariais da Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Pernambuco (Fetape), numa alusão ao poder representativo dos sindicalistas que estarão presentes no congresso.



Na última campanha salarial, os canavieiros conquistaram 8,247% de reajuste e seus salários passaram de R$ 291,00 para R$ 305,00. “O preço do açúcar e do álcool no mercado estão bons, mas o patronato não tem distribuído esse lucro com os trabalhadores. A categoria reivindica participação”, comenta José Rodrigues, dando o tom da campanha.



Com informações da www.contag.org.br