Mais de 500 jornalistas na cúpula dos Não-Alinhados

Mais de 500 jornalistas de Cuba e do mundo solicitaram até este sábado (19) o credenciamento pata cobrir a 14ª Conferência de Cúpula do Movimento de Países Não-Alinhados (Noal), que acontece em Havana entre 11 e 16 de setembro. José Luís Ponce, diretor do

Ponce informou que 104 dos que pediram credenciamento são correspondentes estrangeiros, de 36 países, que trabalham como correspondentes em Cuba. Outros 200 são profissionais da imprensa cubana. Mas até agora foram registradas 250 solicitações de credenciamento, vindas de 25 países.


 


Havana vai sediar pela segunda vez uma cúpula do Noal. Em 1979, a capital cubana já hospedou a 6ª Conferência do movimento fundando em Bandung em 1956.


 


A menos de um mês da 14ª Cúpula, Cuba prepara desde a logística até o protocolo do encontro, onde devem participar delegações dos 116 países-membros do Movimento dos Nãoi-Alinhados. A Ilha vem de apresentar um projeto de Declaração Final ao Birô de Coordenação do Noal, na sede da ONU em Nova York.


 


O documento aborda temas fundamentais da atualidade internacional e propõe que o Movimento se pronuncie face à política externa dos Estados Unidos, baseada na força e nas ameaças. A situação no Oriente Médio, as ameaças da Casa Branca ao Irã e à Venezuela e os planos estadunidenses para derrubar a Revolução Cubana são algumas das preocupações da comunidade internacional e do Noal em particular, que o documento reflete.


 


O texto também aborda o papel que as Nações Unidas devem jogar nas crises que afetam o  mundo. E expressa em especial a demanda de uma necessária reestruturação do Conselho de Segurança da ONU, posição já assumida pelos Não-Alinhados.


 


Com informações da agência cubana Prensa Latina