Itamaraty cria núcleo para presidência do Mercosul

Para colaborar com os trabalhos da Presidência Pro-Tempore Brasileira (PPTB) do Mercosul, foi instituído, no âmbito da subsecretaria-geral da América do Sul do Ministério das Relações Exteriores, o Núcleo de Apoio à PPTB (NAPPTB), no Palácio do Itamaraty.

Na página www.mercosul.gov.br, já se encontram disponíveis informações e “links” relevantes para o acompanhamento dos trabalhos do Mercosul durante a PPTB. A Presidência do Conselho do Mercado Comum é exercida por rotação dos Estados Partes, em ordem alfabética, pelo período de seis meses.



Para o deputado Dr. Rosinha (PT-PR), a criação do núcleo mostra que o Mercosul é estratégico para o Brasil. Segundo ele, o núcleo tem o papel de trabalhar principalmente com o Uruguai e o Paraguai, que são frágeis no bloco, ouvindo suas demandas e promover debates para que boa parte sejam atendidas. Deve, contudo, atender o bloco como todo. “O núcleo deve identificar o que é urgente de ser posto em prática no Mercosul e trabalhar para isso”, disse.



Em agosto de 2006 a Presidência do Mercosul passou a ser exercida pelo Brasil, em mandato que culminará na 31ª Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum e na Cúpula de Presidentes do Mercosul, em dezembro próximo. O objetivo último de cada Presidência Pro-Tempore é o de contribuir, nos planos econômico, comercial, social e político, para a implementação das metas de integração regional traçadas pelo Tratado de Assunção, de 1991, que criou o Mercosul.