BNDES disponibiliza R$ 1 bi para indústrias de médio porte

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a criação do Programa de Competitividade das Empresas do Setor Industrial (Procomp) com uma linha de crédito de R$ 1 bilhão destinada a recompor e consolidar a competitividade de empre

A criação do programa foi anunciada nesta quinta-feira (17/8) pelo presidente do BNDES, Demian Fiocca. “O programa está inserido em um conjunto de políticas de crédito adotadas pelo governo a partir da preocupação com a ampliação de linhas de créditos para o setor produtivo”, disse.


“O governo em seu conjunto entende que o acesso ao crédito é uma das coisas importantes para desenvolver o país. Criou o crédito consignado, a Caixa aumentou os créditos para a habitação. É, enfim, um governo mais ativo na atuação em relação ao crédito”, afirmou.



O programa tem prazo de vigência até 31 de dezembro de 2007. Em uma primeira etapa, o Procomp vai apoiar o aumento da produção, com financiamento do capital de giro para empresas do setor industrial que realizaram investimentos nos últimos três anos.



O valor do financiamento, segundo o BNDES, será equivalente ao valor do investimento realizado pelas empresas nos três últimos anos, limitado a 10% do faturamento do último exercício fiscal.



A remuneração básica do BNDES será de 4,5% ao ano para as operações diretas, mais a taxa de risco de crédito, que varia de 0,8% a 1,8% ao ano.O prazo de financiamento será de 36 meses, com 18 meses de carência.



“O objetivo do BNDES é o fortalecimento das indústrias de médio porte e suas cadeias produtivas, de forma a assegurar e a ampliar a competitividade do setor frente à concorrência internacional”, diz nota do BNDES.