Universidade do Mercosul deve sair do papel ainda em 2006

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou que o governo federal pretende implantar, em parceria com o governo da Argentina, a Universidade Popular do Sul, “uma espécie de instituição binacional ou multinacional, que seria a Universidade do Mercosu

Haddad disse que, pelo projeto que está em estudo no MEC, e deverá ficar pronto até o final do ano, a instituição abrangeria não só o noroeste do Rio Grande do Sul, mas também o oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná.



Segundo ele, a escolha técnica dos pólos e campi da nova universidade será feita durante reunião com prefeitos da região. De acordo com o ministro, o governo brasileiro também entrará em contato com os governos do Paraguai e do Uruguai para ver se os dois países se somam à iniciativa.



“A idéia, ambiciosa, pretende que o diploma expedido por essa universidade tenha validade, no mínimo, entre os dois países”. Com isso, seria promovida, pela educação, a integração entre o Brasil e a Argentina, “como é desejo dos governos das duas nações”, afirmou Haddad.