Projeto promove intercâmbio de jovens no combate à violência sexual

Nesta quinta-feira (17), foi lançado em Brasília o projeto Integrando Redes de Protagonismo Juvenil à Rede Nacional de Jovens e Adolescentes Pelo Fim da Violência Sexual. O objetivo da iniciativa é formar uma rede de jovens protagonistas que atuam com

O projeto fará levantamento das entidades que trabalham com protagonismo juvenil no Brasil, principalmente as experiências de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.


 


A partir da aplicação de questionários de pesquisa serão conhecidas as percepções dos jovens sobre essa temática. Em seguida serão realizadas oficinas com os temas “Direitos sexuais são direitos humanos” e “Violência sexual e protagonismo juvenil”.


 


A ação será composta de duas etapas, onde a primeira será uma fase piloto, abrangendo sete dos estados brasileiros – Olinda (PE), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Foz do Iguaçu (PR), Belém (PA) e Corumbá (MT) até fevereiro de 2007. O segundo momento será de expansão para os demais 19 estados e o Distrito Federal, previsto para o período de março de 2007 a julho de 2008.


 


O projeto é uma iniciativa do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente, em parceria com a USAID – Partners of the Américas e o apoio da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH).