Governo prepara medidas para baixar juros de bancos

As medidas que o governo anuncia até o final do mês para estimular a economia devem incluir propostas para incentivar os bancos a reduzir o “spread” bancário, informou nesta quarta-feira (16/8) o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Mantega, no entanto, não quis adiantar os detalhes das mudanças que terão como objetivo fazer o “spread” bancário acompanhar a queda taxa básica de juros, a Selic, que caiu cinco pontos percentuais desde setembro de 2005.



“Spread” é a diferença entre o custo do dinheiro para os bancos e quanto as instituições financeiras cobram dos clientes, ou seja, o lucro dos bancos. Estava em 28 pontos percentuais em junho, segundo o Banco Central.



O ministro afirmou que essas medidas serão anunciadas na próxima reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), prevista para o dia 29/8. Nas últimas semanas, o ministro vinha reclamando da demora do sistema financeiro para acompanhar a queda da Selic.



“É o conselho monetário que tem que tomar uma série de medidas no sentido de facilitar a redução do “spread” e aumentar a competitividade. Serão medidas para o sistema financeiro como um todo. Como o “spread” é muito elevado no Brasil, tem um bom espaço para cair, e o objetivo é que possa se tornar um “spread” razoável, ou seja, menor que é agora, mas não há um número mágico.”