ONU espera enviar tropas ao Líbano em 15 dias

A Organização das Nações Unidas (ONU) espera enviar 3,5 mil tropas ao sul do Líbano nas próximas duas semanas para compor a força internacional que vai “monitorar” a manutenção do cessar-fogo que deu um fim à agressão militar israelense contra os libanese

“Nós gostaríamos de ver de 3 mil a 3,5 mil soldados dentro de um período de dez dias a duas semanas”, disse Hedi Annabi, assistente para operações de paz do secretário-geral da organização, Kofi Annan.


 


Segundo Annabi, isso seria “ideal” para consolidar a trégua vigente há dois dias e dar início ao processo de retirada israelense e mobilização de tropas libanesas, como está previsto na resolução da ONU aprovada na última sexta-feira.


 


Atualmente há cerca de 2 mil soldados da ONU no sul do Líbano, mas a resolução prevê que esse número seja elevado para 15 mil. Pela resolução, de número 1701, as forças israelenses se retirariam gradualmente do sul do Líbano à medida que as tropas internacionais assumam o controle da segurança na região.


 


Retirada israelense


 


Israel, que vinha se recusando a retirar todas as suas tropas antes da chegada das forças internacionais, retirou parte dos seus militares nesta terça-feira e anunciou que sairá totalmente do Líbano em dez dias.


 


O governo libanês, por sua vez, se mostrou disposto a cumprir a sua parte no acordo de cessar-fogo. O ministro da Defesa, Elias Murr, disse que, até o fim da semana, o Exército do país colocará 15 mil soldados ao longo da parte sul do rio Litani, a cerca de 30 km da fronteira com Israel.


 


Murr afirmou que desarmar os soldados do Hezbolá não é dever do Exército libanês, mas que ele estava confiante que o grupo se retiraria do sul do Líbano quando as forças nacionais assumissem o comando.


 


A ONU deverá realizar uma reunião nesta quinta-feira para definir as regras de atuação dos capacetes azuis e tentar obter um compromisso formal de países que se mostraram dispostos a contribuir para a força.


 


O ministro do Exterior francês, Phillipe Douste-Blazy, irá ao Líbano para discutir a mobilização da força interncional, na qual se espera que a França tenha um papel fundamental.


 


Não foi estabelecido um cronograma para o envio de tropas internacionais, que deverão ser compostas por representantes de cerca de dez países, incluindo França, Itália, Malásia e Bélgica.