Lula diz que Banco do Brasil fará mais política social com lucro

O lucro anunciado pelo Banco do Brasil esta semana foi elogiado pelo Presidente Lula na visita que fez, esta quarta-feira (16) à sede da institução, em Brasília. Acompanhado da mulher, Marisa Letícia; do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e do p

Em discurso de improviso, Lula destacou o ganho “extraordinário” do banco divulgado no último balanço. “Não foram poucas as vezes em que os principais jornais os jornais, na época da sanha das privatizações, divulgaram manchetes garrafais sobre prejuízos do Banco do Brasil”, disse, acrescentando que “há uma mudança. As pessoas vão tomando consciência de que o Banco do Brasil fará mais política social se tiver lucro.


 


Na visita, durante a exposição sobre as atividades do banco, o agricultor Manoel de Antão, de Quixadá (CE), disse que foi no governo Lula que ele conseguiu empréstimo do Banco do Brasil. Um diretor do Banco, Luiz Osvaldo Santiago Moreira, foi outro a dar o tom eleitoral da visita de Lula. Ele disse que “a gente espera construir um novo Brasil”, depois de apresentar várias ações sociais do banco.


 


Em seu discurso, o presidente Lula negou que tenha empregado indicados políticos nos bancos federais (Caixa Econômica, Banco do Brasil, BNDES, BNB e Basa). “Em todos esses anos que convivemos, nunca pedi a nenhum deles (presidentes dos bancos) que colocasse um faxineiro, ascensorista ou assessor. Eu só chamo para discutir a possível baixa de juros, a facilitação do crédito e que mais gente tenha acesso ao sistema bancário”, afirmou.


 


Após assistir a apresentação “Rumo aos 200 anos”, das ações socioambientais do Banco, o presidente almoçou com funcionários da instituição.


 


O encontro faz parte do programa de visitas do presidente a empresas estatais, iniciado pela Caixa Econômica Federal (CEF).


 


No final da tarde desta quarta-feira, na condição de candidato à reeleição à Presidência da República, Lula se encontrará com educadores, em um hotel, em Brasília, na esteira dos encontros temáticos, iniciado com os cientistas.


 


De Brasília
Márcia Xavier
Com agências