Economia da Venezuela cresce 9,6% no semestre

Setor petroleiro avança 1,8% enquanto o não petroleiro sobe 9,9%. O motor da economia venezuelana mantém-se acelerado e no segundo trimestre desse ano o bolo do PIB se expandiu em 9,2% em relação ao mesmo período de 2005.

O Banco Central da Venezuela ressalta que a economia cresceu ''de maneira sustentada, significativa e generalizada pelo undécimo trimestre consecutivo''.


 


O setor petroleiro, principal fonte de riqueza e combustível do investimento e gasto público, registra um aumento de 1,8%, enquanto o não petroleiro avança em 9,9%.


 


O consumo privado, impulsionado pela recuperação da renda familiar, motivada pelas transferências do governo vinculadas aos programas sociais, a recuperação do emprego, o aumento do salário mínimo e a ampliação do crédito, aumentou 16,8% no trimestre.


 


Ao analisar os componentes do setor não petroleiro, O Banco Central precisa que a produção da indústria manufatureira cresceu 6,9%; o comércio 17,1%; a construção 27,2%; as comunicações 21,3%.


 


Ao lado dos fatores que explicam o aumento do consumo, e portanto das vendas, o BCV acrescenta o crescimento da liquidez monetária e o decréscimo das taxas de juros dos empréstimos.


 


Ao analisar o comportamento da indústria manufatureira, o Banco Central indica que “se manteve o ritmo de expansão iniciado no final de 2003, registrando um aumento na maioria dos segmentos que a conformam, entre os quais se destacam: alimentos, bebidas e tabacos (8,7%); metais comuns (5,2%); produtos elaborados de metal (11,8%); papel (15,1%); produtos de borracha e plástico (10,3%).


 


''A atividade da construção registrou o maior aumento no setor não financeiro ao crescer 27,7% no trimestre, mantendo o ritmo que começou no início de 2004, favorecido pelas taxas de interesse social que beneficiaram os demandantes de vivendas e pela maior demanda do setor público'', indica o relato do BCV.