CSC e ArtSind chegam a acordo, e direção da CUT-BA toma posse

Representantes da CSC (Corrente Sindical Classista), da Articulação Sindical (ArtSind) e de outras correntes da CUT assinaram acordo nesta terça-feira (15/8), pondo fim à crise que a central vivia na Bahia desde a realização, em maio, do seu último congre

A CSC garantiu o direito à tesouraria da executiva estadual – cargo que membros da Articulação resistiam em ceder, apesar de acordo feito entre as correntes após o encontro estadual. Graças ao novo acerto, a direção da CUT-BA será empossada em 1º de setembro, mais de 90 dias após ter sido eleita.


 


A cerimônia de posse será um ato político unitário, com o lançamento da Campanha Nacional Unificada dos Trabalhadores proposta pela CUT Nacional . O evento também dará apoio à Frente de Oposição, em luta para derrotar as oligarquias do PFL que dirigem a Bahia há mais de 40 anos.


 


Presidente da CUT-BA nos últimos dois mandatos e integrante da direção nacional da CUT, Everaldo Augusto diz que o acordo desta terça-feira permite uma nova composição na diretoria estadual. Segundo Everaldo, a superação da crise é importante para a condução das lutas dos trabalhadores na Bahia e para o processo de disputa eleitoral em curso no país.


 


Por outro lado, ressalta o dirigente, é preciso tirar lições do episódio. Uma delas é a demonstração de que o movimento sindical já é bastante amadurecido – e não aceitou a divisão artificial que tentou se impor à CUT-BA.


 


A crise
O Cecut baiano terminou com denúncias feitas pela CSC sobre fraudes e interferência da executiva nacional da CUT na correlação de forças, em favor da Articulação Sindical. No mês de junho, durante o 9º Congresso Nacional cutista (Concut), os classistas entraram com recurso.


 


Como a maioria dos delegados do encontro era da Articulação, o plenário conseguiu manter o resultado do Cecut. A direção da CUT-BA, porém, ainda não havia sido montada devido ao não-cumprimento pela Articulação Sindical de um acordo prévio entre as duas chapas concorrentes a respeito da tesouraria.