UNE lança nova edição da revista “Movimento”

A nova edição da revista Movimento, principal publicação impressa da UNE, chega às universidades de todo o Brasil trazendo em suas páginas o debate sobre a construção de um projeto de desenvolvimento para o país. A matéria de capa destrincha o “P

Em entrevista exclusiva para a revista, lideranças da UNE, UBES, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e CMP (Central dos Movimentos Populares) apresentam alguns dos elementos que fazem parte da proposta.


 


A UNE participa desse movimento pelas mudanças, apresentando à sociedade o “Projeto UNE Brasil”, uma plataforma para o desenvolvimento nacional que dá atenção particular para as condições da juventude. A relevância do debate se torna ainda maior em um período eleitoral, quando a nação se mobiliza para definir seus governantes e representantes legislativos.


 


Para Antônio Carlos Spis, da Executiva Nacional da CUT, “as entidades do movimento social têm responsabilidade em garantir um bom debate, para ajudar o eleitor a escolher candidatos que estejam mais comprometidos com as diversas reivindicações do movimento social”. Ou seja, uma política efetiva de valorização do salário mínimo, um plano de metas para o desenvolvimento industrial e tecnológico do país que estimule a geração de mais empregos e possa diminuir a exclusão social e ampliar direitos básicos como saúde, educação, moradia.


 


Sempre com o olhar voltado para o futuro, a UNE comemora a auto-suficiência do Brasil em petróleo, lançando o desafio para que o país explore sua vocação de potência energética mundial a partir de fontes de energia renováveis e limpas. O físico Bautista Vidal falou à Movimento sobre a urgência em se criar uma instituição, uma empresa nacional, para unificar as políticas no campo das energias renováveis.


 


Perplexa com as atrocidades que estão sendo cometidas contra o povo libanês, Movimento traz nesta edição um artigo do escritor uruguaio Eduardo Galeano denunciando o regime cruel praticado pelo Estado de Israel com o apoio do imperialismo norte-americano.


 


Além disso, a cidade do Rio de Janeiro se prepara para receber os Jogos Pan-Americanos, uma competição internacional que pode colocar o Brasil entre as grandes potências esportivas do mundo. Em entrevista exclusiva para Movimento, o ministro do esporte, Orlando Silva Jr., ex-presidente da UNE, fala dos preparativos para o Pan e de como a participação no movimento estudantil contribuiu para a sua trajetória política. “Na UNE aprendemos a viver com a diversidade”, afirma.


 


E o Rio receberá também outro grande evento: em janeiro milhares de estudantes desembarcam na cidade maravilhosa para participar da 5ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE. Esquentando a bateria para esse grande encontro da cultura universitária, Movimento traz uma entrevista com o embaixador Alberto da Costa e Silva, renomado historiador e africanista, autor do livro “Um rio chamado Atlântico” que fala da relação Brasil-África e da influência da cultura africana na constituição da identidade nacional. O título da obra de Costa e Silva batiza a próxima edição da Bienal da UNE.


 


Depois de enviada à Câmara dos Deputados, a reforma universitária aguarda a tramitação na Casa. Movimento faz uma avaliação geral de como ficou o texto final da proposta e das iniciativas já adotadas pela UNE e por outras entidades do movimento social para apresentar emendas e garantir que a proposta entre em votação ainda este ano. Dedica ainda duas reportagens sobre as mudanças que precisam ocorrer na universidade para que ela se democratize: a assistência estudantil e a reserva de vagas.


 


A revista Movimento é gratuita. Para adquirir a última edição, procure a entidade estudantil da sua cidade.


 


Por Renata Mielli