Presidente sírio elogia vitória do Hezbolá sobre Israel

O presidente sírio, Bashar Al-Assad, disse nesta terça-feira (15/8) que um novo Oriente Médio surgiu da vitória do Hezbolá sobre Israel no sul do Líbano. Ele disse que a visão que os Estados Unidos projetavam para a região agora é uma ilusão.

Assad discursou em Damasco, capital da Síria e elogiou a “gloriosa batalha” conduzida pelo Hezbolá, dizendo que a paz no Oriente Médio não é possível com a administração Bush em Washington.


 


“Esta é uma administração que adota o princípio da guerra preventiva, o que é contraditório com o princípio da paz”, ele disse. “Conseqüentemente, não esperamos paz em um futuro próximo”, afirmou.


 


Planos dos EUA e Israel derrotados


 


Para a mídia ocidental, o tom do discurso do presidente sírio é um claro sinal de que os oponentes dos Estados Unidos no Oriente Médio saíram fortalecidos do conflito. Assad disse que os árabes podem deixar de ser derrotistas, um sentimento que supostamente existe no mundo árabe, para os analistas ocidentais.


 


Enquanto milhares de refugiados ainda estão voltando para as suas vilas na região sul do país, o governo libanês se disse pronto para cumprir a sua parte na controvertida resolução aprovada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.


 


O ministro da defesa libanês, Elias Murr, disse que até o fim da semana, o Exército libanês colocará 15 mil soldados ao longo da parte sul do Rio Litani, a cerca de 30 km da fronteira com Israel.


 


Tropas internacionais que já estão no Líbano devem ocupar posições deixadas pelo Exército israelense antes de entregar o território para o comando de forças libanesas.


 


Murr disse que desarmar os soldados do Hezbolá não é dever do Exército libanês, mas que ele estava confiante que o grupo se retiraria do sul do Líbano quando as forças nacionais assumissem o comando.