México: Recontagem é encerrada, mas resultado não é divulgado

A recontagem parcial dos votos das eleições mexicanas terminou na noite desta segunda-feira (14/8), mas o Tribunal Eleitoral do Poder Judicial da Federação (TEPJF) vai analisar cada caso e decidir dentro dos próximos dias se procede ou não anular algumas

Fontes do alto tribunal disseram que a recontagem foi feita sob vigilância de 192 juízes e magistrados transcorreu dentro do previsto.



Na semana passada ficou decidido que cada resultado seria enviado aos magistrados do TEPFJ e não seria divulgado publicamente, já que o procedimento faz parte de uma diligência dentro de um caso que ainda vai ter seu final definido.



Apesar da reserva, os partidos políticos que participaram das eleições fizeram suas primeiras estimativas em relação ao que foi informado por seus observadores.  O representante da coalizão “Pelo bem de todos”, Horácio Duarte, sustentou em entrevista coletiva que a nova parcial com pouco mais de 9% das mesas eleitorais instaladas no dia 2 de julho “modifica de maneira evidente o resultado”.



Duarte, representante no Instituto Federal Eleitoral (IFE) da coalizão do progressita Andrés Manuel López Obrador, afirmou que as “modificações nos resultados” em um balanço preliminar com 81% das mesas revisadas fariam com que Felipe Calderón, do Partido da Ação Nacional (PAN), perdesse 14.140 votos.



A recontagem final ordenada pelo IFE outorgou uma vantagem final de 243.934 votos (0,58% do total) a Calderón, a frente de López Obrador, do Partido da Revolução Democrática (PRD) e seus aliados.



Entretanto, Duarte sustentou que há mais ou menos cédulas do que deveria haver em quase 7.914 mesas eleitorais submetidas ao resultado parcial, o que faz com que elas estejam suscetíveis à anulação.



O TEPJF tem até o dia 31 de agosto para decidir as contradições sobre o processo eleitoral e até dia 6 de setembro para decidir se valida ou não as eleições. No entanto, nos próximos dias deve ser divulgado o resultado oficial da recontagem dos votos.