Jornalistas e CUT do DF mobilizam para protesto contra Israel

Um dos mais tradicionais pontos de encontro de artistas e intelectuais de Brasília foi palco, neste domingo (13/8), de protesto contra os ataques de Israel ao Líbano. Mas foi o simbolismo do nome que levou os organizadores a escolherem o restaurante Be

Organizado pelo Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, TV Comunitária e Central Única dos Trabalhadores (CUT), o protesto aproveitou o Dia dos Pais para lançar a mensagem ''Pais e filhos merecem viver em paz''. 


 


A mobilização para a carreata prosseguirá durante toda a semana procurando despertar a comunidade palestina, síria e libanesa residente em Brasília e no entorno do Distrito Federal. Os sindicatos, entidades da sociedade civil, partidos políticos, membros do corpo diplomático e personalidades democráticas também serão convidados para a carreata em favor da paz no Oriente Médio.


 


''Não somos contra o estado de Israel, mas Israel não pode se erguer sobre os cadáveres do povo libanês e do povo palestino'', comentou Antônio Carlos Queiroz, vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal.


 


De acordo com o sindicalista, a principal marca do conflito é a ''assimetria'' entre os dois povos. ''É Davi lutando contra Golias'', disse ele, ao lembrar que Israel é a sexta maior potência armamentista que joga seus mísseis contra ''guerrilheiros''.


 


Para Queiroz, o episódio atual repete os massacres de Sabra e Chatila, quando as tropas israelenses, comandadas pelo então ministro da Defesa, general Ariel Sharon, mataram 1.500 palestinos.


 


''A nossa manifestação é pela paz. Queremos o fim do conflito'', ressaltou Queiroz, ao comentar que não se trata de um protesto contra Israel.


 


Fonte: SJPDF