Sem Lula, Band leva ao ar hoje 1º debate de presidenciáveis

Vai ao ar nesta segunda-feir (14), às 22 horas, o primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República, promovido pela TV Bandeirantes. Devem participar Geraldo Alckmin (PSDB), Heloísa Helena (PSOL), Cristovam Buarque (PDT), Luciano Bivar (PSL)

“Não vou participar do debate. Falei com Jonny Saad (dono da Bandeirantes) e disse a ele que sou presidente e candidato. E é preciso preservar a instituição da Presidência e isso está acima de ser candidato”, alegou Lula, neste fim de semana, em campanha no Nordeste. A justificativa, ligada à instituição da Presidência, indica que ele também não participará dos próximos debates.


Será a primeira vez, nas cinco campanhas presidenciais em que participou, que Lula não comparecerá a um debate pela TV. Das outras vezes ele participou sempre, mesmo quando, em 2002, aparecia como favorito nas pesquisas.



A discussão será dividida em cinco blocos. No primeiro os candidatos responderão a perguntas da emissora; no segundo e terceiro os candidatos farão perguntas entre si; no quarto os jornalistas José Paulo de Andrade, Franklin Martins e Joelmir Beting fazem indagações aos presidenciáveis; o último bloco está reservado para as mensagens finais dos candidatos.



Os jornalistas escalados são jornalistas Franklin Martins, José Paulo de Andrade e Joelmir Beting. O debate  será mediado por Ricardo Boechat, da Bandeirantes. Além da transmissão pela Bandeirantes, o debate de hoje também será exibido pela Bandnews e pelas rádios Bandeirantes e pela Bandnews FM (96,9).



Principal adversário de Lula, o conservador Geraldo Alckmin disse esperar da direção da Bandeirantes que a ausência de Lula hoje seja marcada por uma cadeira vazia. O ex- presidente Fernando Henrique Cardoso, correligionário de Alckmin, porém, não participou de debates das duas vezes em que se candidatou à Presidência, em 1994 e 1998.



Com agências