Roriz e Agnelo polarizam eleição para o Senado no DF

O deputado Federal Agnelo Queiroz (PCdoB ) polariza com o ex-governador Joaquim Roriz a disputa pela vaga de Brasília no Senado, em outubro, segundo a primeira pesquisa Ibope dedicada à eleição no Distrito Federal, divulgada neste sábado (11). Roriz tem 5

A pesquisa espontânea do Ibope confirma a polarização. Roriz tem hoje 29% do voto espontâneo para o Senado e o ex-ministro do Esporte de Lula fica com 7%. Todos os outros nomes citados somam 1%. Mais da metade dos entrevistados (52%) não declaram uma preferência espontânea para o Senado. 



Joaquim Roriz, que já foi quatro vezes governador do DF (a primeira delas sem eleição), matém uma cômoda vantagem de 35 pontos percentuais na estimulada, mas esta se reduz perigosamente em alguns segmentos. Na faixa com renda superios a 10 salários mínimos ela é de 6 pontos: 39% a 33%. Na faixa com nível de instrução superior, há empate técnico, com Agnelo 1 ponto à frente: 32% a 31%.



Presidente e governador



A mesma pesquisa aponta o presidente Luiz Inácio da Silva à frente, mas com segundo turno, a depender dos eleitores do DF consultados pelo Ibope. Lula chega a 37% na pesquisa estimulada, contra 21% do candidato tucano, 15% da Senadora e 7% de Cristovam Buarque (que é ex-governador do Distrito Federal). Na pesquisa espontânea, Lula tem 31%, Alckmin é citado por 15%, Heloísa Helena por 11% e Cristovam Buarque por 2% dos entrevistados, enquanto 32% se dizem indecisos.



Para governador do DF, o candidato Arruda, do PFL, garantiria a vitória no primeiro turno se as eleições fossem hoje. O Ibope indica que ele tem 47% das intenções de voto, contra 19% de Maria Abadia (PSDB). Arlete (P¨T-PCdoB-PSB-PV) está em 3º lugar, com 10% de intenção de voto.  Toninho, do PSOL,  obteve 1%, enquanto Expedito Mendonça (PCO) e Fátima Passos (PSDC) ficaram com 0%. Brancos e nulos somam 11% e 12% dos eleitores se declaram indecisos.



A pesquisa foi a primeira pesquisa do Ibope no Distrito Federal. Realizada entre os dias 8 e 10 de agosto, com 1.806 eleitores, tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.



Com informações do Ibope