''Primavera dos Livros'' renova cenário editorial brasileiro

Incluída pela primeira vez no calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo, a Primavera dos Livros 2006, que ocorrerá entre os dias 17 e 20 de agosto, no Centro Cultural São Paulo, pretende sacudir o mercado editorial brasileiro. A feira é uma

 


A quarta edição da Primavera dos Livros conta com 90 expositores, que apresentam títulos para todos os gostos: literatura brasileira e estrangeira, obras técnicas, de referência e literatura infanto-juvenil. E para ampliar o acesso dos leitores aos livros, todas as editoras oferecerão descontos que variam de 20% a 40%.


 


A programação — com debates, palestras e oficinas — atenderá a um público variado. Professores, como de costume, ganharão atenção especial. Na sexta-feira (18), o evento será voltado exclusivamente aos profissionais do ensino. Para as crianças (e pais em busca de lazer para os filhos), a Primavera dos Livros é uma ótima opção. No sábado (19) e no domingo (20) haverá uma série de atividades que visam estimular a leitura e a criatividade dos leitores iniciantes.


 


O geógrafo Aziz Ab’Sáber, professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e membro do Instituto de Estudos Avançados será o  patrono da edição paulistana da Primavera dos Livros 2006.


 


Destaques da programação


Entre as personalidades internacionais de destaque na programação está o poeta japonês Gozo Yoshimasu. Ao lado de Ryuichi Tamura, Makoto Oooka e Mutsuo Takahashi, Yoshimasu faz parte da geração de poetas japoneses que quebraram com a tradicional contagem silábica dos poemas curtos (o “haikai” e o “tanka”). Assim, encontraram uma forma mais aberta e mais livre para a exploração do lirismo.


 


Gozo Yoshimasu nasceu em Tóquio, em 1939. Além de poeta, é ensaísta, fotógrafo e artista performático. Também se dedicou à tradução. Foi o responsável pela versão de Ulisses, de James Joyce, para o japonês. Suas obras já foram traduzidas para vários idiomas, inclusive o português. Com o Brasil, o poeta manteve estreitas relações. O concretista Haroldo de Campos, de quem se tornou grande amigo, prestou-lhe uma homenagem no livro Crisantempo.


 


Yoshimasu participará da Primavera dos Livros no dia 20 de agosto (domingo). A partir das 16 horas, será projetado um trecho do filme Song of Island, que tem a participação do autor. Depois da exibição do filme, Yoshimasu fará uma leitura performática e uma sessão de caligrafia japonesa.


 


Também no domingo (20 de agosto), o cartunista Jaguar estará presente na Primavera dos Livros para um bate-papo sobre o legado do Pasquim, jornal mais popular do Brasil nas décadas de 70 e 80. Além disso, durante a feira, haverá uma exposição com as capas do semanário.


 


Confira a programação completa no site http://www.libre.org.br/primavera/


 


Serviço
PRIMAVERA DOS LIVROS 2006
Quando: De 17 a 20 de agosto
oNDE: Centro Cultural São Paulo — Piso Flávio de Carvalho
(Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso)
Horário: das 10h às 21h
Entrada franca