Niemeyer e Martinho da Vila lançam campanha pela Vale do Rio Doce

Diversas personalidades lançam, na noite desta segunda-feira (14/8), a Campanha pela Anulação da Privatização da Vale do Rio Doce. O ato ocorre no Teatro João Caetano, Rio de Janeiro (RJ), e terá a presença de Oscar Niemeyer, Martinho da Vila, Beth Carval

Políticos e lideranças sociais também devem participar do lançamento. É o caso do governador do Paraná, Roberto Requião; da deputada federal Dra. Clair (PT-PR); e do economista João Pedro Stédile, da coordenação nacional do MST. A reestatização da Vale se tornou mais possível desde que a Justiça decidiu esquadrinhar o processo de privatização da companhia.


 


Segundo Antonio Carlos Spis, primeiro-tesoureiro da CUT e membro da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), a decisão judicial “abre espaço para a anulação do leilão e se converte em verdadeiro imperativo da soberania nacional, ultrajada pelo desgoverno neoliberal de FHC”. O dirigente sindical também vê na anulação um “questionamento da arbitragem de todo o Programa Nacional de Desestatização, condenado pela CUT e pelos movimentos sociais como crime de lesa-Pátria”.


 


CUT, UNE, MST e outras entidades ligadas à CMS estão convocando uma ampla mobilização nacional para divulgar a causa da Vale na sociedade. “A magnitude e a profundidade deste diálogo representará um estímulo para que a CPI das Privatizações ande no Congresso Nacional, possibilitando uma maior reflexão sobre esses crimes do tucanato”, reforça Spis.


 


Da Redação, com Portal do Mundo do Trabalho