Mídia árabe destaca nova vitória do Hezbolá sobre Israel

A mídia árabe considerou a resistência islâmica libanesa Hezbolá como a parte vitoriosa na luta contra a agressão militar israelense. O conflito perdurou por um mês e alguns especialistas consideram que o Hezbolá acabou pela segunda vez derrotando o exérc

“O fim do mito” (de Israel), é a manchete do diário egípcio Al Wafd. Na matéria, o jornal afirma que o cessar-fogo, em vigor desde manhã desta segunda-feira, É como “um colete salva-vidas para os líderes israelenses”.


 


“Após 33 dias de combates, a Resistência Islâmica (braço armado do Hezbolá) derrotou Israel, e a resolução 1.701 do Conselho de segurança da ONU foi como um colete salva-vidas para os dirigentes israelenses depois de seu fracasso no Líbano”, comenta o periódico.


 


Outro diário egípcio, al Ajbar, observa que “Israel sofreu muitas perdas infligidas pela heróica resistência libanesa no sul do Líbano”.


 


Comentário semelhante fez o al Masri al Yom, que considerou os combates dos últimos minutos como “os mais duros para os israelenses”.


 


Dignidade devolvida


 


Essa também é a opinião dos jornais dos Emirados do golfo pérsico. O al Kabas, do Kuwait, diz em seu editorial de hoje que o Hezbolá “devolveu aos árabes a sua dignidade”.


 


O diário al Kuds al Arabi, editado em Londres, afirma que “o que aconteceu até o dia de hoje, 14 de agosto, será registrado nos livros de história árabe como vitória”.


 


Surpreendente


 


Várias redes de televisão árabes, como al Jazira e al Arabiya, entrevistaram analistas e especialistas militares que observaram que a atuação do Hezbolá “surpreendeu a todos”.


 


Alguns destacaram a capacidade da milícia de enfrentar e vencer o exército israelense, o quarto mais potente do planeta, vencedor em várias guerras árabe-israelenses desde a implantação do Estado de Israel em 1948 até sofrer sua primeira derrota, em 2000, nas mãos do próprio Hezbolá.