Ibope mantém Jandira como 1ª para o Senado no Rio

A deputada federal Jandira Feghali  (PCdoB) manteve-se em primeiro lugar na disputa para o cargo de senador, segundo a segunda pesquisa Ibope no Rio de Janeiro, divulgada neste sábado (11). Jandira, porém, perdeu 3 pontos desde a pesquisa anterior

Ronaldo Cezar Coelho, o terceiro na pesquisa, oscila um ponto negativamente e está com 6%, Alfredo Sirkis oscila dois pontos negativametne e está com 2%, enquanto Rosangela Gomes oscila um ponto positivamente e também está com 2%.



Ainda existe um alto grau de indefinição do eleitorado quanto às candidaturas ao Senado do Rio de Janeiro, indica o Ibope. O índice de indecisão chegou a subir, de 27% em julho para 32%; a intenção de votar em branco ou nulo (oscilou de 25% para 24%. Na pesquisa espontânea, onde Jandira e Dornelles aparecem cada um com 4% das citações, os eleitores que não sabem ou não opinaram sobem a 68%.
Eleitorados distintos



Jandira é mais votada entre as mulheres (19%), os jovens de 16 a 24 anos (22%), com renda acima de cinco salários mínimos (25%)  e com instrução superior (30%). Dornelles tem melhor desempenho entre os homens (16%), os eleitores com mais de 50 anos (15%), com renda de dois a cinco mínimos (14%) e que cursaram até a 5ª ou 8ª série do fundamental (14%).



A distribuição regional dos votos também é oposta entre os dois primeiros colocados. Jandira tem mais votos na capital (22%), medianamente na Região Metropolitana (17%) e menos votada no interior do estado. Dornelles, ao inverso, tem mais votos no interior (17%), iguala sua média no Grande Rio (12%) e cai de votação na capital (10%).



Dornelles é o candidato ao Senado com maior rejeição no Rio, 11%. Jandira aparece com a quinta maior rejeição, 8%.



Presidente, Lula, com Heloísa em 2º



O Ibope aponta que o quadro para a sucessão presidencial no Rio de Janeiro continua sendo de vantagem folgada de Lula, com 41%. Heloisa Helena (PSOL) consolida-se em segundo lugar no Rio: tinha 19% e agora está com 20%. Já Geraldo Alckmin obteve 17% na rodada anterior e agora aparece com 14%.



Para governador, Sérgio Cabral (PMDB) oscilou positivamente três pontos entre final de julho e hoje, enquanto os demais candidatos mantiveram seus percentuais ou oscilaram negativamente um ponto. Com isso, a situação tornou-se mais favorável ao candidato do PMDB e aumentou sua chance de ganhar a disputa já no 1º turno.  Se a eleição fosse hoje, Cabral seria eleito Governador do Rio de Janeiro, com 58% dos votos válidos.



O candidato do PMDB lidera a disputa com 42% das intenções de voto (39% em julho). Em segundo lugar está Marcelo Crivella, com 18% (17% no mês passado), seguido por Denise Forssard, com 7% (8% em julho). Outros candidatos com 1% somavam 4% em julho e mantiveram-se neste mesmo patamar. Brancos e nulos variaram de 17% para 15% e o número de eleitores que não sabem ou não opinam manteve-se em 13%.



Clique aqui para baixar a pesquisa competa.



Com informações do Ibope