Conferência em Praga definirá status de planetas

Astrônomos estão reunidos na capital da República Tcheca, Praga, na esperança de definir exatamente o que é um planeta. A resposta definirá o status de Plutão, descoberto em 1930 e considerado hoje o nono planeta do sistema solar.

Muitos especialistas questionam se Plutão – mais longe e consideravelmente menor que os outros oito planetas do sistema solar – de fato merece o título.


 


A discussão começou depois que cientistas americanos descobriram um corpo planetário maior, batizado de 2003 UB313.


 


Liderados pelo professor Mike Brown, pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia descobriram ainda diversos objetos planetários na periferia do sistema solar conhecida como Cinturão de Kuiper.


 


As pesquisas devem obrigar astrônomos a definir formalmente, pela primeira vez, o que é um planeta.


 


Uma possível conseqüência da discussão será a promoção de 2003 UB313 – apelidado de Xena – à casta dos “planetas oficiais”.


 


Se, no entanto, o corpo não for “promovido”, Plutão também corre o risco de ter seu “status” rebaixado.


 


Descoberto em 1930, Plutão tem um diâmetro de apenas 2.360 quilômetros – bem menor, por exemplo, do que a Terra, cujo diâmetro é de quase 13 mil quilômetros.


 


Menor também que o 2003 UB313, cujo diâmetro medido pelo telescópio Hubble alcançou 3 mil quilômetros.


 


O “planeta gelado” é ainda significativamente diferente de planetas mais familiares, como a própria Terra, Marte, Júpiter, Saturno e mesmo Netuno, o planeta mais próximo.


 


Há evidências de que os 3 mil astrônomos reunidos em Praga possam incluir Plutão em um novo sistema de classificação, separado dos outros oito planetas do sistema solar.


 


Isto afetaria milhões de exemplares de livros-texto e enciclopédias espalhados pelo mundo.


 


A conferência começa nesta segunda-feira e se estende pelos próximos 12 dias na capital da República Tcheca.