UNE faz 69 anos e lança 5ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura

Na última sexta-feira, 11 de agosto, uma festa no charmoso Museu da República, no Rio de Janeiro, deu o pontapé inicial para o maior festival da cultura universitária do país. O evento de lançamento também comemorou os 69 anos de vida da UNE. A 5ª Bienal

As Bienais são a grande novidade dos últimos dez anos na relação da UNE com os artistas universitários. “Sempre refletimos sobre a criação de um mecanismo que pudesse, ao mesmo tempo, quebrar as formas massivas e uniformizadas de pensar a cultura e fortalecer a produção artística dentro das universidades”, explica o coordenador do festival, Tiago Alves.



“Atualmente, as Bienais são os principais canais de comunicação entre estudantes e artistas. É o momento em que a produção do Nordeste cruza com a do Sul, em que o cineasta de São Paulo troca experiências com o núcleo audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco, por exemplo”, analisa.



Já o presidente da UNE, Gustavo Petta, prevê a realização da maior Bienal que a entidade já organizou. “A expectativa é que participem cerca de 20 mil pessoas diretamente, além de envolvimento de grande parcela da comunidade carioca. O evento terá um sabor especial porque será a primeira atividade envolvendo as comemorações dos 70 anos da UNE”, anuncia.



Petta informa que as coordenações nos estados já estão formadas e as curadorias de cada área sendo definidas. Segundo ele, o objetivo imediato é divulgar as inscrições para que o máximo de estudantes tenha tempo de inscrever seus trabalhos.



A partir do dia 11 de agosto estarão abertas as inscrições para as mostras de trabalhos nas áreas de Literatura, Ciência e Tecnologia, Música, Artes Ciências, Arte Visuais, Cinema e Vídeo. Todo o regulamento estará disponível no site da UNE (http://www.une.org.br/).