Fidel completa 80 anos e envia mensagem ao mundo

Cuba amanheceu em festa neste domingo, 13 de agosto, por conta de dois fatos relevantes: a comemoração dos 80 anos de Fidel Castro e a divulgação de algumas fotos do presidente e uma mensagem que comprovam definitivamente sua recuperação.

Na mensagem, Fidel afirma que está muito feliz por completar 80 anos. Mantendo o estilo transparente, o presidente diz que seria incorreto dizer que sua saúde não corre nenhum risco, mas deixa claro que está se recuperando e lutando para poder retornar o quanto antes ao poder.



Em Havana, desde a noite de sábado milhares de pessoas comemoravam os 80 anos do Comandante. Um concerto com diversos artistas do país prestou uma bela homenagem a Fidel e, à meia-noite, todos se uniram para cantar “Parabéns” ao presidente.



Fotos



A imprensa cubana divulgou na manhã deste domingo quatro fotos de Fidel. Em duas delas ele fala ao telefone, enquanto em outra ele tem em mãos um exemplo do diário Granma de sábado.



O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, viajou na noite de sábado para Havana e deve ser recebido neste domingo por Fidel, que segue realizando sessões de fisioterapia para acelerar sua recuperação.



Confira abaixo a íntegra da mensagem do presidente Fidel Castro:



Queridos compatriotas e amigos de Cuba e do resto do mundo



Hoje, dia 13, cheguei aos 80 anos de idade. Dizer que a estabilidade objetiva melhorou consideravelmente não é inventar uma mentira. Afirmar que o período de recuperação durará pouco e que não existe risco algum seria absolutamente incorreto. Sugiro que todos sejam otimistas e que estejam sempre prontos para enfrentar qualquer notícia adversa. Ao povo de Cuba, infinita gratidão por seu carinhoso apoio. O país marcha e seguirá marchando perfeitamente bem. A meus companheiros de luta, eterna glória por resistir e vencer o império, demonstrando que um mundo melhor é possível. Hoje, 13 de agosto, sinto-me muito feliz. A todos os que desejaram minha saúde, prometo que lutarei por ela.