Candidatura Alckmin não empolga nem mesmo aliados

A dois dias do início do horário eleitoral gratuito, a campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) ainda não dá mostras de que poderá deslanchar. Não bastasse seu fraco desempenho nas pesquisas de opinião de ao menos quatro institutos (Datafolha, Ibope, Sensus e V

O primeiro disparo tucano na última semana saiu da boca do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em longa entrevista à revista Playboy de agosto, FHC disse que José Serra – e não Alckmin – seria o tucano mais bem preparado para governar o Brasil atualmente.



FHC ainda atribuiu “às circunstâncias” a escolha de Alckmin em detrimento de Serra para enfrentar Lula. Perguntado na mesma entrevista sobre o que achava do ex-governador de São Paulo, foi discreto: “É um bom nome”.



Na última quarta-feira, o blog do jornalista Josias de Souza definia o comitê de campanha de Alckmin como “um parafuso que gira espanado”. Depois dos maus resultados nas pesquisas e do péssimo desempenho do candidato na entrevista ao Jornal Nacional, PSDB e PFL voltaram a se desentender devido às divergências sobre o trabalho de marketing eleitoral que vem sendo feito.



César Maia-Heloísa Helena



Em tese aliado de Alckmin, o prefeito do Rio de Janeiro César Maia, do PFL, tem-se mostrado muito próximo de Heloisa Helena nos últimos dias. Em seu boletim eletrônico diário da última quarta-feira, ele fez o seguinte comentário em relação ao desempenho da candidata do PSOL à presidência no Jornal Nacional: “Senadora Heloisa Helena: nota 1.000 por sua entrevista no JN! Tudo perfeito: o sorriso, o olhar para a câmera da TV, a tranqüilidade, a resposta rápida, a oferta de sua condição de mãe e mulher, tudo, tudo, tudo (…) Este ex-blog está orgulhoso de você”.



Já em relação ao desempenho de Alckmin no mesmo jornal, César Maia nem de longe demonstrou qualquer tipo de manifestação de apoio semelhante à concedida a Heloísa Helena.



Da redação
Fernando Damasceno