Annan diz que conflitos no Líbano acabam nesta segunda (14)

Os conflitos no Líbano devem ser encerrados na madrugada desta segunda-feira (14/8). A afirmação é do o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan.

De acordo com comunicado divulgado pela ONU, Annan entrou em contato com os primeiros-ministros de Israel e do Líbano, que chegaram a um acordo sobre o final do conflito. O grupo armado libanês Hezbolá apoiou o cessar-fogo, em anúncio feito à imprensa local.



O secretário da ONU disse no comunicado que preferiria um fim imediato para as hostilidades, “para respeitar o espírito e a intenção do Conselho [de Defesa da ONU], com o objetivo de salvar vidas civis, encerrar a dor e o sofrimento daqueles que vivem dos dois lados”.



Annan afirmou que um Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil, na sigla em inglês) irá trabalhar para implementar o acordo. A ONU terá 15 mil homens da Unifil, enquanto o Líbano oferecerá outros 15 mil homens para manter o controle do Sul do país, enquanto as tropas israelenses se retiram da região.



A missão da ONU, explica o comunicado, ajudará a garantir o acesso humanitário e o retorno dos refugiados, além de auxiliar as forças libanesas no Sul.“Mais de mil pessoas, quase todos civis, foram mortos no Líbano e na área Norte de Israel”, diz o texto da ONU. “Quase um quarto da população do Líbano foi forçada a se retirar de suas casas”.



Cerca de 2.700 pessoas já foram retiradas pelo governo brasileiro da área de conflito. Hoje existem cerca de 8 milhões de libaneses e descendentes no Brasil.