Aldo irá propor votação aberta para cassar sanguessugas

O presidente da Câmara dos Deputados Aldo Rebelo (PCdoB) irá propor ao colégio de líderes a votação aberta para a cassação dos parlamentares envolvidos na CPI das Sanguessugas. Aldo explicou que para a alteração do voto secreto será necessária uma emenda

A mudança ocorreria “somente para esse caso específico da votação de perda do mandato”, disse o deputado na noite desta sexta-feira (11/8) em Campinas, interior de São Paulo, onde viajou para realizar atos de campanha para sua reeleição.



Após a reunião entre a presidência e a mesa diretora, outra alteração que pode acontecer é no prazo de defesa do parlamentar, que passaria das atuais cinco sessões para cinco dias úteis.



Aldo justifica o procedimento pela dificuldade da Casa alcançar quórum em período eleitoral. “Não quero que a falta de sessões seja uma razão para obstruir o processo”, argumenta.



O presidente da Câmara lembrou que os deputados também serão investigados por outros órgãos. “Não devem (os 69 deputados) esquecer que são investigados também pelo Ministério Público e pela Polícia Federal”, disse Aldo, que afirmou que os parlamentares acusados poderão participar das sessões. “A casa não pode ferir nenhum dos direitos”, lembrou.



Para evitar outros mensalões e sanguessugas, o presidente da Casa defende uma reforma política. “Pelo menos duas medidas são quase consenso na Câmara: o voto na lista partidária e o financiamento público de campanha”, disse.