Paraguai critica posição dos EUA sobre a Tríplice Fronteira

Deputados paraguaios do partido Pátria Querida (PQ), de oposição ao presidente Nicanor Duarte, apresentaram nesta quarta-feira (9/8) um projeto de declaração que rejeita a afirmação, feita pela Câmara de Representantes dos Estados Unidos, de que na Trípli

Um projeto de declaração aprovado recentemente pelo Poder Legislativo americano especula a formação de uma ''força especial de operações'' do Comitê Interamericano contra o terrorismo. O objetivo seria ajudar os governos da região contra a suposta atividade extremista.



A bancada do PQ recorda que o governo brasileiro realizou um ''violento protesto'' contra a resolução norte-americana e que a chancelaria argentina iniciou uma série de averiguações a respeito.



Os legisladores paraguaios afirmam que uma autoridade norte-americana e o Relatório sobre Terrorismo na América Latina do Departamento de Estado não detectaram células terroristas na Tríplice Fronteira.



Baseado nestes e outros argumentos, o PQ pediu para o Congresso paraguaio rejeitar como sendo ''insustentáveis'' as considerações do documento aprovado por legisladores norte-americanos.



O partido exige também que a chancelaria paraguaia eleve a proposta correspondente e solicite explicações ao governo dos Estados Unidos sobre este caso, que ''fere o princípio de autodeterminação e soberania que sustenta o Direito Internacional''.