Oposição venezuelana terá candidato único contra Chávez

Os principais partidos de oposição da Venezuela decidiram nesta quarta-feira (9/8) apoiar um candidato único contra o presidente Hugo Chávez nas eleições presidenciais de dezembro.

Depois de meses de disputa entre os candidatos conservadores, o líder da oposição venezuelana, Julio Borges, retirou sua candidatura.



Com a decisão, o único candidato de oposição deverá ser o governador do Estado de Zulia, Manuel Rosales, que confirmou sua candidatura em uma entrevista coletiva ao lado dos outros oito ex-candidatos de direita, que desistiram da disputa para favorecê-lo.



Táticas confusas



Outros candidatos conservadores também devem participar da disputa, mas a estratégia de apoio a Rosales deve levar ao cancelamento das eleições primárias entre os partidos de oposição, que estava prevista para a segunda quinzena de agosto.



Por outro lado, o Partido Ação Democrática, que já foi o mais forte do país e teve Rosales como membro, tem pedido para que os eleitores não votem nas próximas eleições presidenciais, por não fazer parte do governo de Chávez.



Apesar dos trabalhos de bastidores de seus oposicionistas, o presidente Chávez caminha para uma tranqüila reeleição. De acordo com as últimas pesquisas realizadas no país, seu índice de popularidade varia entre 55% e 60%.