PC do Líbano: ''Onde estão os exércitos árabes?''

Khaled Haddadeh, secretário-geral do Partido Comunista do Líbano, declarou, neste fim de semana , que ''depois de 25 dias de contínua agressão'' ao Líbano, o Conselho da Liga dos Países Árabes resolveu convocar uma ''reunião de emergência'', em Beirute

''Depois de 25 dias de contínua agressão americana-israelense contra o nosso país, agressão bárbara que matou nossas mulheres e crianças e cometeu massacres em grande escala desde Marwaheen a Cana; desde Bint Jbeil a al-Jamaliyah e al-Caam, e que ainda estão em andamento;


 


Depois de governos árabes terem sentado silenciosos na subserviência ou cumplicidade, pavimentando o caminho para o plano americano alcançar todos os seus objetivos;


 


Depois de o povo libanês ter apresentado uma firmeza espantosa, muito além das expectativas, despertando os povos dos países árabes que estão sujeitos à repressão, opressão e tirania dos (respectivos) regimes;


 


Depois de tudo isto, o Conselho da Liga Árabe decidiu efetuar uma reunião de emergência, a nível de ministros dos Negócios Estrangeiros, em Beirute na segunda-feira, 7 de agosto.


 


Mas o que é tanto notável como vergonhoso é o fato de que suas excelências os ministros chegarão a bordo de um avião militar egípcio ao qual foi dada permissão para aterrar no Aeroporto de Beirute pelo Exército Israelense.


 


Que desgraça e que degradação!


 


Num momento em que uns poucos combatentes da resistência do nosso país travam uma luta épica na confrontação com o ''exército invencível'', infligindo-lhe perdas humilhantes, os dirigentes árabes imploram àquele exército ''permissão para passar''.


 


Onde estão os seus exércitos? Oh, desculpe-me, eles são para proteger vocês do vosso próprio povo, não para confrontar o exército de Israel.


 


Esta reunião foi convocada supostamente para apoiar o Líbano no momento em que ele confronta a agressão israelense. Bom. Os dirigentes árabes recuperaram a consciência finalmente! Mas nós tememos que a sua consciência seja apenas um meio de contornar a postura de firme libanesa a fim de facilitar a agressão e o esquema dos seus amigos americanos.


 


Repudiamos isso porque preferiríamos que a solidariedade fosse conosco. Preferiríamos que tomassem posições claras, não adulteradas pela administração americana que planejou e orientou a agressão e que fornece a Israel armas produzidas em fábricas que se movimentam com petróleo árabe e riqueza árabe.


 


Preferiríamos que eles tomassem posições não influenciadas pelas manobras de George Bush e Condoleezza Rice que compram tempo para prolongar a agressão armada. O único critério da verdadeira solidariedade é, para os regimes árabes, tomar uma posição oficial contra a administração americana, uma posição que comprometa petróleo e ativos na batalha, que expulse embaixadores americanos do mundo árabe e os embaixadores de Israel também, cortando todas as relações com este.


 


Tal posição poderia parar a agressão contra nós e fazer com que os EUA cessassem os massacres sem fim e a sistemática destruição do nosso país.


 


Também nesta ocasião, viramo-nos para os povos árabes a fim de lhes dizer: não temos quaisquer esperanças nos vossos governantes. O que esperamos é ouvir a torrente encolerizada das vossas vozes, a alinhar-se em torno da resistência e a favor de uma mudança genuinamente democrática que possa enxotar para longe tais governantes.


 


Beirute, 5 de Agosto de 2006''


 


O original encontra-se em http://www.lcparty.org/060806_3.html. Reproduzido do Resistir (http://resistir.info/).